8 de junho de 2010

Pela rua do já vou chega-se à terra do nunca

De autoria desconhecida, esta frase borbulha por todos os cantos da Internet, com maiores ou menores adaptações. Encontrei-a não sei quando e fiquei a mirá-la enquanto sorria. É que, de repente, uma singela frase era capaz de me fazer convencer que todos os tombos que dou, são muito bem dados, e todas as arranhadelas são benvindas. O meu ar de menina pacata e responsável esconde uma dose XXL de impulsividade, que corre atrás dos sonhos, até as pernas falharem.

Em ervilhinha, respondia frequentemente aos apelos da minha mãe com um "Já vou" e a resposta materna não tardava: "Não é já, é agora!" Às vezes, vinha o meu pai que acrescentava: " Não se deve deixar para amanhã o que se pode fazer hoje!" E eu voava a cumprir a minha obrigação!

E isto ficou gravado na memória e fez-me crescer a acreditar que quando queremos muito alguma coisa, não há tempo a perder!


Mas o que será melhor: ter a ousadia de correr atrás do que ser quer ou a sensatez de saber esperar pelo momento certo?

13 comentários:

  1. Temos que correr atras daquilo que queremos,para poder estar la nos momentos certos!
    de braços cruzados nunca ninguem ganhou batalhas,nem quebrou barreiras :)

    ResponderEliminar
  2. o momento certo é aquele que cada um de nós pensa que é ideal para ter determinada atitude ou acção...nunca haverá um momento certo universal e sobre isso poderiamos fazer uma dissertação mas agora não tenho tempo.

    ResponderEliminar
  3. em tempos achei que deveríamos «ter a ousadia de correr atrás do que ser quer»... mas como sabes, depressa aprendi que mais vale «a sensatez de saber esperar pelo momento certo». Agora se me perguntares quando é o momento certo, a minha resposta é: quando achares que vale o risco de «correr atrás do que ser quer» ;)

    ResponderEliminar
  4. Muito bem dito! Quanto à pergunta acho que todos gostavam de saber a resposta! :)

    ResponderEliminar
  5. Dizia uma professora minha que "quem nunca tropeça e nunca esfolou os joelhos é mau sinal!!!"

    ResponderEliminar
  6. Devo depreender que todos vós são do tipo: venha lá o próximo "arranhão" que dessa vez estarei prevenido... mas voltarei a arranhar-me!?

    Vamos ter que criar um grupo de apoio! ;)

    ResponderEliminar
  7. XX,

    "(...)é aquele que cada um de nós PENSA que é ideal...".
    O problema é que todos somos diferentes, todas as circunstâncias são diferentes e cada momento depende de mais do que um factor diferente. Se fosse só por nós, cada momento seria sempre o momento certo. O momento certo é assim uma conjugação de vários momentos certos. Complicado não é?

    Para mim é bem mais simples: momento certo é aqui e agora!

    ResponderEliminar
  8. Nada complicado Selénio ... porque o momento certo para cada um de nós depende de vários factores é aquele que cada um de nós pensa ser o ideal. Se assim não fosse bão seria o "certo"...

    Sim, pode ser aqui e agora...depende de cada um. Cada um age em função do que pensa ser o ideal, o certo....

    Depois se foi ou não já daria uma grande dissertação mas como só me arrependo daquilo que não faço.
    Esclarecido?

    ResponderEliminar
  9. Carla,

    betadine, pensos rápidos, voltaren....já sabes que na minha mala há de tudo....lol

    ResponderEliminar
  10. Eu escolheira sensatez de se esperar pelo momento certo. E desengane-se quem pensa que só a impulsividade pode fazer com que fiquemos arranhados e magoados. Cada luta, mesmo aquela que esperamos o momento certo para a enfrentar, deixa as suas marcas e ensinamentos.

    ResponderEliminar
  11. Deixem o Sr. Mário Quintana falar: "O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você."

    ResponderEliminar