18 de setembro de 2010

A arte do saber bem... e fazer também!


Eu faço. Tu fazes. Ele faz... E ela também! É algo tão natural, quase tão instintivo que, na verdade, todos fazemos. E sabe tão bem [na maioria das situações, vá!] que também os cãezinhos O fazem, e fazem as rãs e os pardalitos e até os peixinhos no mar! Na verdade, fazem-nO todos os animais vertebrados, em maior ou menor intensidade; em algumas espécies, mais os machos que as fêmeas! E se todos nós O fazemos e gostamos, de tal forma que O repetimos vezes sem conta, então é motivo para O celebrar!

Tem a duração média aproximada de seis segundos, mas, claro, que há quem consiga fugir muito desse valor! [Artes são artes e artistas há para todos os gostos!] Raramente fica pelo singular, chega em ondas, com curtos intervalos de 68 segundos. E é vê-lO chegar, Um após Outro... e Outro... É altamente contagioso e, dificilmente, alguém se controla perante um belo exemplar... E se O tentamos reprimir ou evitar, o processo resulta insatisfatório e, muitas vezes, incómodo, tal é a sua intensidade característica!

Digo mais, se, desde que começaram a ler este post ainda não O fizeram, duvido que consigam terminar a leitura sem O fazerem!
O Bocejo! [Haveria ser o quê?!]

Bocejar é um processo que protege o nosso cérebro do sobre-aquecimento e que serve como um mecanismo de esfriamento da massa cinzenta. No curso do dia, o nosso cérebro esquenta-se até ao ponto de queimar, por si só, um terço das calorias que consumimos. Para conseguir funcionar de forma mais eficiente, o cérebro necessita ser esfriado, através da inalação de oxigénio e, não raras vezes, de bocejos profundos.

Segundo os especialistas, um bocejo envia ar fresco ao cérebro, o que nos ajuda a manter-nos alerta. Portanto, um bocejo atrasa o sono e não o estimula, como alguns pensam*. O desejo que sentimos de bocejar quando outros o fazem pode ser considerado um mecanismo de grupo para nos ajudar a manter-nos alerta: Ecocinese - imitação involuntária de gestos vistos nas outras pessoas.[Para escrever este post, foi necessária aprofundada investigação sobre o tema!!]

Porque vos quero bem e, de forma alguma, vos quero ver sobre-aquecidos, bora lá estimular o Bocejo e celebrá-lo condignamente!



* Verdade que há por aí quem ande muito bem informado! ;p

3 comentários:

  1. Humm, e pode-se confiar nessas tuas fontes? "Vou pesquisar na internet" ;P

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do post. Mas é claro que a minha mente pecaminosa pensou logo noutras coisas. Tirando quando chegou a parte dos seis segundos. :) Mas fiquei muito mais informado sobre os bocejos. :D

    ResponderEliminar
  3. Tu a leres "tem a duração média aproximada de seis segundos" e a pensares:
    "Que vida tão [apressadamente] cinzenta tem esta menina!" ;p

    ResponderEliminar