14 de outubro de 2010

Descubra as diferenças...

Aluno: Stôra, como se escreve Migalangelo?
Eu: Miguel Ângelo?
Auno: Não! Migalangelo! É Migalangelo ou Miglangelo?
Eu: É Miguel Ângelo!
Aluno: Não é não! Vou dar erro e a culpa é da Stôra!

E fez-me recuar no tempo... De vestidinho pipi e fitinha no cabelo, a legendar um desenho:

Eu: Como se escreve Sê Reis?
Professora: Não será Senhor Reis?
Eu: Não. É Sê Reis! Mas é tudo junto ou separado? Sê Reis ou Sêrreis?
Professora: É Senhor Reis!
(Não fiquei convencida e, mal cheguei a casa, perguntei ao meu pai como era. Afinal a Senhora Professora tinha razão!)

A diferença? Eu tinha sete ou oito anos e frequentava o 2º ano da Escola Primária [1º ciclo para a geração seguinte]. Já o Melrinho de cima tem 15 anos e frequenta um curso para obter o 9º ano de escolaridade... Coisa pouca!

2 comentários:

  1. Diferenças:

    - O pai do Melrinho, com 45 anos, tem a 2ª classe, tal como tu tinhas com 7 ou 8 anos.
    - A mãe nem ler sabe. Na ideia dela, Burocracia fica algures entre a Croácia e a Hungria (seja lá o que quer que estes nomes signifiquem)
    - O único livro que têm em casa é a Bíblia, porque Deus quer. Com um pouco de sorte também têm o catecismo da 1ª comunhão do Melro.
    - O computador só serve para jogar, uma vez que não aprendeu (ou não quer) a fazer mais nada nele.

    Daqui resulta:

    - "Sr. Enc. de Educ., o seu filho não fez os trabalhos de casa!"
    R: "Não fez porque não quis! Ass: O pai", ou, como assisti numa reunião de turma do meu irmão, o DT: "Esta turma é muito barulhenta e o seu filho é dos piores Sr. XXXXX. Tem que ter uma conversa com ele para que mude de atitude dentro da sala de aula!" R:" Oh Sra. Professora, o que quer que faça? No meu tempo a gente era pior, não era? (vira-se para o resto dos E.E. e apela ao riso)"

    O ambiente e o estímulo familiar reflectem-se na habilidade mental dos miúdos. Para mim, é o principal factor de inteligência (ou falta dela) deles. E sobre isto elaborava uma tese...

    ResponderEliminar
  2. ... e eu arranjava-te um sem número de casos de estudo! Haja paciência!

    ResponderEliminar